quarta-feira, 9 de março de 2022

A CADA CINCO FAMÍLIAS NO ESTADO DE PERNAMBUCO, QUATRO ESTÃO ENDIVIDADAS

(Foto: Natalia Filippin/G1)

A Pesquisa Endividamento e Inadimplência do Consumidor (PEIC), onde a Fecomércio-PE analisou os números locais, aponta que o percentual de famílias endividadas no estado chegou a 80,6% em fevereiro de 2022.

Em relação ao mesmo mês do ano passado, a variação foi de 1,3%. Esse número representa o maior percentual de famílias endividadas para o segundo mês do ano, já registradas pela pesquisa. Segundo o levantamento, em fevereiro, 20,4% das famílias se consideram muito endividadas, e 35,0% se consideram mais ou menos endividadas.

Entre as causas de endividamento, 95,6% mencionaram que tiveram problemas com dívidas de cartão de crédito, e 10,8% consideram a presença do cheque especial na composição das dívidas.

O número de inadimplentes também preocupa: 32,8% das famílias. Ou seja, quase um terço está com contas em atraso. Entre essas famílias, 17,3% não têm condições financeiras de pagar as contas atrasadas.

Dois fatores que contribuem para o grande endividamento do estado são a alta taxa de desocupação, que está em 19%, e a queda do rendimento médio real, que diminuiu 12%. Muitas famílias optam então por pagar através do cartão de crédito e do cheque especial, o que acaba impactando o consumo e a economia nos meses seguintes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário