terça-feira, 23 de junho de 2026

PREFEITO EDIMILSON DA BAHIA ANUNCIA 120 CASAS PARA O MUNICÍPIO DE CORRENTES

O município de Correntes recebeu uma importante notícia que representa a realização do sonho da casa própria para muitas famílias. A cidade foi contemplada com 120 unidades habitacionais por meio do programa Minha Casa, Minha Vida, um investimento que levará mais dignidade, segurança e qualidade de vida para quem mais precisa. 

O anúncio foi comemorado pelo prefeito Edimilson da Bahia, que destacou a importância da conquista para o desenvolvimento social do município. Para ele, garantir moradia digna é oferecer às famílias a oportunidade de construir um futuro mais seguro e com mais esperança.

A chegada das novas moradias é resultado de um trabalho conjunto que contou com o apoio técnico do Escritório Kapta Assessoria Habitacional, além da parceria do deputado federal Lucas Ramos e do ex-deputado e pré-candidato Cayo Albino, que contribuíram na articulação necessária para viabilizar o projeto junto aos órgãos responsáveis. 

O prefeito Edimilson da Bahia também fez questão de agradecer ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ao Governo Federal pelo investimento em programas habitacionais que transformam vidas e levam mais dignidade às comunidades brasileiras.

De acordo com a gestão municipal, as unidades habitacionais vão ajudar a reduzir o déficit de moradia em Correntes e beneficiar diretamente famílias que aguardam a oportunidade de conquistar seu lar. A iniciativa reforça o compromisso da administração municipal com a promoção da inclusão social e a melhoria das condições de vida da população.

A conquista das 120 casas simboliza mais do que obras e investimentos: representa a esperança renovada de dezenas de famílias correntinas. O resultado é fruto da articulação do prefeito Edimilson da Bahia, que manteve diálogo constante com os deputados Lucas Ramos e Cayo Albino e buscou, junto ao Governo Federal, os caminhos necessários para que Correntes fosse contemplada. 

segunda-feira, 22 de junho de 2026

VEREADOR ALCINDO CORREIA SOLICITA PAVIMENTAÇÃO ASFÁLTICA PARA RUAS DO DISTRITO DE SÃO PEDRO

O vereador Alcindo Correia apresentou na Câmara Municipal de Garanhuns dois importantes requerimentos solicitando ao Governo Municipal a realização de estudos técnicos para viabilizar a pavimentação asfáltica das ruas Vitor Rafael de Melo Silva e José Cícero dos Santos, localizadas no distrito de São Pedro.

A iniciativa demonstra o compromisso do parlamentar com a melhoria da infraestrutura urbana e com a qualidade de vida dos moradores da comunidade. Segundo Alcindo Correia, a pavimentação das vias representa uma demanda antiga da população e contribuirá diretamente para a mobilidade, segurança e valorização da região.

Reconhecido por sua atuação próxima à população, o vereador tem se destacado pela defesa dos interesses de São Pedro, apresentando constantemente propostas, requerimentos e ações voltadas ao desenvolvimento do distrito. A solicitação reforça seu trabalho em busca de investimentos que promovam mais conforto e dignidade para os moradores.

As ruas contempladas pelos requerimentos possuem grande importância para a circulação de veículos e pedestres, e a pavimentação deverá trazer benefícios significativos, especialmente durante os períodos de chuva, quando as dificuldades de acesso costumam se intensificar.

Com forte presença no dia a dia da comunidade, Alcindo Correia consolida sua posição como uma das principais lideranças políticas de São Pedro, mantendo um mandato participativo e atento às necessidades da população. A expectativa agora é que o Poder Executivo analise os pedidos e adote as medidas necessárias para viabilizar a execução das obras, atendendo a uma reivindicação legítima dos moradores do distrito. 

PRESIDENTE DA CÂMARA DE SÃO BENTO DO UNA, LÉO DA AÇÃO SOCIAL, DECLARA APOIO À DÉBORA ALMEIDA DURANTE TRANSMISSÃO AO VIVO

(Foto: Matheus Augusto)

Em uma transmissão ao vivo realizada na tarde deste último domingo (21), conduzida pelo comunicador Jadilson Gonçalves, na TV SBUna, o presidente da Câmara Municipal de São Bento do Una, vereador Léo da Ação Social (MDB), oficializou publicamente seu apoio à reeleição da deputada estadual e ex-prefeita do município, Débora Almeida (PSD).

Durante a live, Léo destacou a importância da construção de alianças políticas voltadas ao fortalecimento do município e ressaltou a confiança no trabalho desenvolvido pela parlamentar ao longo de sua trajetória pública.

Em relação à deputada Débora, Léo lembrou da lealdade do grupo local, integrada pelo empresário e ex-prefeito de São Bento do Una hoje oposicionista, em relação a todos os gestos de acolhimento e apoio ao seu mandato na Câmara, o que o motivou a escolher apoiar a reeleição da deputada para a Alepe.

“É com união, diálogo e parceria que vamos seguir fortalecendo nossa cidade, buscando mais investimentos, mais oportunidades e mais conquistas para o nosso povo. São Bento do Una precisa de representação forte, compromisso de verdade e gente disposta a trabalhar. E é isso que estamos construindo juntos”, afirmou o presidente do Legislativo municipal em suas redes sociais.

Presente nos estúdios da TV SBuna, local onde ocorreu a retransmissão do anúncio, Débora Almeida agradeceu a manifestação de apoio e fez questão de destacar a trajetória política de Léo da Ação Social, enaltecendo sua postura de lealdade política, compromisso público e atuação alinhada com pautas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população são-bentense. Ela relembrou as boas parcerias do seu grupo político com Léo, mas enfatizou o respeito que sempre nutriu a relação entre ambos, até mesmo quando este trilhou por um período com a oposição. “Agradeço esse gesto do Vereador Léo. Ele tem compromisso, é leal e tem lado: isso é primordial na política pois são virtudes raras na maioria dos políticos atuais e isso conquista o respeito das pessoas! Grato pela confiança” destacou a parlamentar.

TRAJETÓRIA POLÍTICA CONSOLIDADA

Cumprindo atualmente seu quarto mandato no Legislativo de São Bento do Una, Léo da Ação Social chega à atual legislatura como uma das principais lideranças políticas do município. Nas eleições de 2024, foi um dos vereadores mais votados da cidade, alcançando 5,42% dos votos válidos, desempenho que fortaleceu sua articulação política e resultou, posteriormente, em sua eleição para a presidência da Casa Vereador Irlando Galvão Cavalcante.

Aos 45 anos, o parlamentar construiu sua trajetória pública a partir de forte conexão com as demandas populares. Antes da vida política, atuou como mototaxista e consolidou ampla relação com o eleitorado local, fator que contribuiu para sua crescente projeção política no município.

No exercício do mandato, Léo vem se destacando pela atuação constante em pautas ligadas principalmente à saúde pública e infraestrutura urbana, apresentando projetos de lei, indicações e requerimentos voltados à ampliação dos serviços públicos e melhoria das condições de vida da população.
Entre suas principais iniciativas estão requerimentos solicitando a realização de mutirões de exames e consultas especializadas, nas áreas de Neuropediatria, Ortopedia e Endocrinologia, com o objetivo de reduzir a fila de espera da rede municipal de saúde.

Na área de infraestrutura, o vereador também mantém atuação frequente junto ao Poder Executivo, cobrando providências para a solução de problemas históricos relacionados ao saneamento básico, esgoto a céu aberto e pavimentação de ruas em diversos bairros da cidade.

A declaração de apoio a Débora Almeida reforça o movimento de consolidação política da deputada em São Bento do Una, município onde mantém forte base eleitoral e histórico de  atuação administrativa reconhecida pela população.  

SÃO JOÃO DE CORRENTES MANTÉM TRADIÇÃO VIVA COM MUITA MÚSICA, CULTURA E PARTICIPAÇÃO POPULAR

Em Correntes, o São João continua sendo muito mais do que uma festa. É um momento de encontro entre famílias, amigos e comunidades, onde a cultura popular ganha vida através da música, das quadrilhas e das tradições que atravessam gerações. O Calendário Junino 2026 tem mostrado exatamente isso: um município que preserva suas raízes e celebra sua identidade com alegria e participação popular.

No último sábado (20), o Palhoção do Povo foi palco de mais uma grande noite de festa durante o Arraiá da Secretaria Municipal de Educação. O evento reuniu estudantes, professores, servidores, familiares e moradores em uma programação marcada pela valorização da cultura nordestina e pelo espírito comunitário que faz do São João uma das épocas mais aguardadas do ano.

Um dos momentos mais emocionantes da noite foi a apresentação da Quadrilha Junina da Educação. Com figurinos coloridos, coreografias bem ensaiadas e muita animação, os participantes encantaram o público e mostraram a força das tradições populares no município. A apresentação reforçou o papel da educação como instrumento de preservação cultural e integração social.

A música também teve papel de destaque na programação. Os shows de Kátia Andreia e Ernandinho Vaqueiro garantiram o clima festivo e fizeram o público dançar ao som de muito forró. Com repertórios que misturaram sucessos e clássicos do gênero, os artistas transformaram o Palhoção do Povo em um verdadeiro arraial nordestino, repleto de alegria e descontração.

Ernandinho Vaqueiro encerrou a noite em grande estilo, mantendo a energia lá em cima até os últimos minutos da programação. Já Kátia Andreia conquistou o público com uma apresentação vibrante, reforçando a importância da música regional dentro das festividades juninas.

Durante a tarde, o Palhoção também recebeu o Arraiá da Escola Particular Recanto Infantil Mundo Feliz. As crianças deram um verdadeiro espetáculo de simpatia e entusiasmo, emocionando pais e familiares e demonstrando que o amor pelas tradições juninas continua sendo cultivado desde cedo. O evento fortaleceu os laços entre escola e comunidade e levou ainda mais beleza à programação do São João de Correntes.

As comemorações seguem alcançando também as comunidades rurais através do Palhoção Itinerante 2026, iniciativa que leva apresentações culturais e atrações musicais para diferentes localidades do município. Neste domingo (21), a festa chega ao povoado Pau Amarelo, com programação cultural e show da cantora Cynthhia Galindo, ampliando o alcance das festividades e garantindo que o espírito junino esteja presente em todas as regiões de Correntes.

O sucesso do Calendário Junino 2026 também reflete o compromisso da gestão municipal com a valorização da cultura popular. Sob a liderança do prefeito Edimilson da Bahia, Correntes tem investido na realização de grandes eventos, fortalecendo as tradições que fazem parte da história do município e promovendo momentos de lazer, integração e desenvolvimento cultural. A manutenção de uma programação ampla e descentralizada demonstra a preocupação da administração em preservar as raízes nordestinas, ao mesmo tempo em que oferece à população festas organizadas, participativas e capazes de movimentar a economia local e fortalecer o sentimento de pertencimento da comunidade. 

MAIS DE 2,7 MIL MUNICÍPIOS SOLICITAM ADESÃO AO PROGRAMA DE ATENDIMENTO DOMICILIAR PARA IDOSOS

(Fernando Frazão/Agência Brasil)

Mais de 2,7 mil municípios brasileiros já solicitaram adesão ao Programa de Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (Padi Brasil), lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento de idosos com limitações funcionais diretamente em suas residências.

De acordo com a pasta, 2.733 municípios manifestaram interesse em participar da iniciativa, que representa a primeira estratégia nacional com cofinanciamento federal voltada exclusivamente ao cuidado domiciliar da população idosa no âmbito da Atenção Primária à Saúde.

O programa prevê investimento de aproximadamente R$ 500 milhões até 2027. Os recursos serão destinados à ampliação das Equipes Multiprofissionais (eMulti), compostas por profissionais de diferentes áreas da saúde, como fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.

A proposta é garantir um acompanhamento mais próximo dos idosos que enfrentam dificuldades de locomoção ou dependem de cuidados contínuos, reduzindo a necessidade de deslocamentos frequentes para unidades de saúde e contribuindo para a prevenção de internações evitáveis.

Como funcionará o repasse financeiro para os municípios

Com o incremento financeiro do governo federal, as administrações municipais podem contratar mais profissionais, incluir médicos especialistas e aumentar a carga horária do atendimento local.

Os valores dos repasses mensais são distribuídos da seguinte forma:

Incremento mensal: até R$ 10 mil por equipe, a depender da modalidade (Ampliada, Complementar ou Estratégica);Custeio total: o valor pode alcançar até R$ 57,5 mil por mês por equipe multiprofissional;

Parcela única: repasse inicial de implantação para a estruturação das ações no município, equivalente ao valor do incremento.

Fonte: Brasil 61 

domingo, 21 de junho de 2026

A NOITE QUE ANGELIM ENTROU PARA A HISTÓRIA!

(Primeira dama, Taciana, prefeito Caíque, Daniel Gouveia e França do Forró)


Maior e melhor São João da história no Espaço Viva Angelim, aconteceu na noite deste sábado (20). Aos 53 anos, o secretário de Cultura Marquinhos Alexandre, chorou de tanto emoção, o cantor Assisão 85 anos, largou o palco e foi cantar no meio do povo e o prefeito Caíque, com o peito estufado, cheio de orgulho, com pura emoção, agradecia a todo instante, por tudo que estava acontecendo.

“Esta foi, sem dúvida, uma das festas mais contagiantes que já realizamos. Ver as famílias dos sítios e da cidade celebrando juntas nossas tradições mostra a força do nosso povo.

Mais do que uma grande festa, este São João reflete a marca da nossa gestão: estar perto das pessoas, ouvir a população, valorizar nossa cultura e promover momentos de união. O sucesso do evento é resultado do trabalho de muitas mãos e, principalmente, da participação do nosso povo, que fez desta celebração um momento especial para todos.

A marca da nossa gestão é essa: proximidade com o povo.

Assisão, desceu pra o meio do povo porque nos viu como prefeito o tempo inteiro lá”. Enfatizou o prefeito Caíque.

Daniel Gouveia fez o asfalto tremer, interpretando grandes sucessos de Luiz Gonzaga, com sua voz idêntica ao rei do baião.

O povo cantou, dançou e vibrou até umas horas, semelhantemente ao São João de Antigamente. 

Agradecimentos
João Neto (fotos)
Cobra de Cipó
Marquinhos Alexandre
Fagner Mendes

(Texto reproduzido do blog Sr. Cariri)

sábado, 20 de junho de 2026

PALMEIRINA ENCERRA SÃO JOÃO DAS TRADIÇÕES 2026 COM SHOWS, FUTEBOL E MUITA EMOÇÃO


A última noite do São João das Tradições 2026, em Palmeirina, foi marcada por muita alegria e momentos especiais. A programação reuniu música, cultura e a emoção do futebol, com a transmissão do jogo da Copa em um telão instalado na Praça Central, proporcionando um grande encontro entre famílias e torcedores.

Após a partida, o público acompanhou os shows de Marquinhos Maraial e Banda Aveloz, que levaram muito forró e animação para fechar a festa com chave de ouro.

Durante três dias, o evento celebrou as tradições juninas, valorizou a cultura nordestina e movimentou a cidade, reunindo moradores e visitantes em uma programação preparada para toda a família.

A Prefeitura de Palmeirina destacou o sucesso da edição e reforçou o compromisso em promover eventos que valorizem a cultura, o lazer e a integração da população.

sexta-feira, 19 de junho de 2026

EMPRESÁRIO BIDÉ PRESTIGIA O SÃO JOÃO DE BOM CONSELHO E SE REÚNE COM LIDERANÇAS POLÍTICAS DA REGIÃO

(Deputado federal Clodoaldo Magalhães (PV) e Empresário Bidé)

O empresário Bidé, uma das principais lideranças políticas do município de Saloá, participou na noite desta quinta-feira (18) das festividades do São João de Bom Conselho, evento que se consolidou como um dos mais tradicionais do Agreste pernambucano e que carrega o título de “Forró Bom”.

Bidé esteve entre os convidados do prefeito Dr. Edézio e aproveitou a programação festiva para prestigiar os shows e reencontrar amigos, correligionários e diversas lideranças políticas da região.

Durante o evento, o empresário também se encontrou com o deputado federal Clodoaldo Magalhães, parlamentar que conta com o apoio político de Bidé, da ex-vereadora Vilma da Prata e de outras lideranças de oposição no município de Saloá.

A presença de Bidé no São João de Bom Conselho reforça sua atuação política na região e a manutenção do diálogo com representantes de diferentes municípios do Agreste, em um momento de fortalecimento das articulações políticas e de aproximação com a população durante os festejos juninos.

Além da programação cultural, o evento tem servido como espaço de encontros entre lideranças políticas, empresários e representantes da sociedade civil, consolidando-se também como um importante ambiente de integração regional. 

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO ESTADUAL, MOACIR BEZERRA FILHO REÚNE APOIADORES EM GARANHUNS E FORTALECE PROJETO POLÍTICO

O pré-candidato a deputado estadual Moacir Bezerra Filho (PV) realizou, na última quinta-feira (18), um encontro com apoiadores, correligionários, lideranças e simpatizantes no Garanhuns Palace Hotel. O evento reuniu um expressivo público e marcou mais um importante momento de fortalecimento da pré-candidatura do empresário, que vem ampliando sua presença no cenário político pernambucano.

Durante o encontro, Moacir apresentou sua trajetória pessoal e profissional, destacando experiências que contribuíram para a construção de sua visão sobre política, gestão e desenvolvimento. Com um discurso voltado para a renovação, o pré-candidato defendeu a necessidade de novas lideranças comprometidas com resultados concretos e mais próximas das demandas da população.

Ao conversar com os presentes, Moacir reafirmou sua disposição de disputar uma vaga na Assembleia Legislativa de Pernambuco e destacou que seu projeto político está baseado no diálogo, na participação coletiva e na construção de propostas capazes de impulsionar o desenvolvimento das regiões do estado.

O empresário também ressaltou a importância da união de diferentes segmentos da sociedade em torno de um propósito comum, defendendo uma atuação política focada na geração de oportunidades, no fortalecimento da economia regional e na melhoria da qualidade de vida dos pernambucanos.

A programação contou ainda com a participação dos coordenadores Tony Neto e Odete Nativo, que destacaram o crescimento do projeto político e o engajamento de apoiadores em diversas cidades. Para os participantes, o encontro serviu como uma oportunidade de conhecer mais de perto as ideias, os objetivos e os compromissos assumidos por Moacir Bezerra Filho, além de reforçar a mobilização em torno de sua pré-candidatura. 

SAÚDE DE JUCATI REFORÇADA COM ENTREGA DE VAN ZERO QUILÔMETRO VIABILIZADA POR DÉBORA ALMEIDA

(Foto: Matheus Augusto)

Dando continuidade às ações de fortalecimento da saúde pública no Agreste pernambucano, a deputada estadual Débora Almeida (PSD) realizou a entrega oficial de uma van zero quilômetro para o município de Jucati. O veículo será destinado ao Tratamento Fora do Domicílio (TFD), garantindo mais conforto e segurança no transporte de pacientes que necessitam de atendimento médico especializado em cidades como Garanhuns, Caruaru e Recife.

A entrega contou com a presença de lideranças locais, como Claudio Cardoso, aliados da parlamentar e do prefeito do município, Clelson Peixoto, que celebraram a chegada do novo equipamento. De acordo com o gestor, o veículo representa um reforço direto no bem-estar da população mais vulnerável. "Esse carro vai nos ajudar bastante a levar o povo de Jucati para Recife. Isso aqui não é para mim, não é para a prefeitura, é para as pessoas. Quero agradecer demais essa contribuição", destacou o prefeito.

Diferentemente de apoios anteriores com menor capilaridade política, a chegada de uma nova liderança já reflete no avanço do projeto da deputada em Jucati. Esta não é a primeira ação articulada pela parlamentar para a saúde do município. A deputada relembra que o seu mandato já garantiu uma ambulância para a cidade, além de outras emendas parlamentares e iniciativas como a Carreta da Mulher.

"A gente já trouxe uma ambulância e agora esse carro, que vai servir e auxiliar as pessoas que precisam fazer tratamento fora. Quero reafirmar aqui o nosso compromisso com Jucati e me colocar à disposição para continuar trabalhando pelo povo daqui", afirmou a parlamentar. “Com a nova aquisição, a frota municipal ganha mais eficiência para suprir as demandas diárias de deslocamento médico, consolidando a parceria entre o mandato de Débora Almeida e a gestão local em prol da qualidade de vida dos jucatienses”, complementa Debora Almeida.