Na próxima quinta feira dia 19/11/2015 a escola Joaquim de Carvalho Cavalcante que fica localizada no sítio imbé município de Capoeiras no agreste de pernambuco, convida a comunidade e todas as pessoas em geral para comemorar o dia nacional da consciência negra. As comemorações estão prevista para começar a partir das 14 horas e tem a seguinte programação: Abertura Hino Nacional- Mistica pai quilombo- desfile de cabelos Afro. Apresentações: Atividades trabalhadas em sala de aula- Alunos do mais educação dança ciranda-Samba de coco (salobro)-Turma do Eja médio campo-Grupo de capoeira (salobro)- Dança pro jovem da comunidade do imbé-Grupo assistente social do Cras Leitura de cordel.
A comunidade do sítio imbé é formado por mais de 80% de pessoas negras e tem uma história muito rica culturalmente, onde seu povo se orgulha de sua raça e de sua cor e todos os anos se comemora esse dia tão importante naquela comunidade.
Vai ter também uma palestra sobre o recadastramento do Nis para as pessoas da comunidade. O dia nacional da consciência negra foi criado no Brasil em 2003 e é comemorado sempre no dia 20 de novembro, mais por conta da feira de capoeiras que acontece na sexta, vai ser comemorado na quinta dia 19.
A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). O evento tem o apoio da prefeitura municipal de capoeiras e da secretaria de cultura.
Mais as festividades não param e no sábado dia 21 a partir das 19 horas continua com a seguinte programação: cordel com (Valdemar)- apresentação do grupo serviço de convivência projovem- e fechando a noite os shows de Marcos dos teclados e Dial Alves voz e violão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário