O município de Capoeiras está comemorando hoje, uma data bastante especial, pois está completando 53 anos de sua emancipação política. Localizado no Agreste Meridional, com quase 21 Mil habitantes, o município é conhecido por vários aspectos, entre eles podemos destacar a feira do gado que é uma das maiores do Estado de Pernambuco, o rio una onde suas nascentes começam na zona rural, a feira livre, onde movimenta a economia e o monumento de Frei Damião, pois todos os anos atrai milhares de pessoas que vem de vários lugares do Brasil, além das tradicionais festas, como a de São José e a festa do Estudante.
Monumento de Frei Damião localizado na Serra do Quati |
Feira Parque Manoel Reino |
Pra contar um pouco da sua história temos que voltar ao passado, mais precisamente No ano de 1901, onde a Lei Municipal criou a Vila de Capoeiras, sendo o terceiro Distrito de São Bento do Una.
Dois anos depois em 21/12/1963, a Lei nº 4998 criou o município de Capoeiras; entretanto sua instalação se deu no dia 08/07/1964, em ato presidido pelo Juiz da Comarca de São Bento do Una, quando foi empossado o prefeito Álvaro Tenório de Almeida, nomeado naquele momento, interinamente.
Já em 25 de abril de 1965 ocorreu a primeira eleição direta no município, e foi eleito prefeito, o senhor José Soares de Almeida Filho, conhecido popularmente como (Zezinho Borrego) que hoje tem 91 anos de idade.
O nome Capoeiras é de origem indígena relativo a mato fino, várias pessoas de bem ao longo de todos esses anos, ajudaram a construir esse município, que hoje completa 53 anos de muitas conquistas, histórias e lutas, mais acima de tudo de respeito a quem vem de outros lugares e principalmente de quem vive aqui.
Nenhum comentário:
Postar um comentário