O prefeito do município de Iati, Tonho de Lula, finalizou seu segundo mandato e tem como uma de suas grandes contribuições o incentivo aos produtores de leite. De acordo com o ranking das cidades que mais produzem, em 2013, Iati nem sequer pontuava.
Durante o governo do gestor Tonho de Lula no ano de 2023, Iati apareceu nessa listagem, superando municípios maiores como Pesqueira e Tupanatinga.
Sempre defensor da rota do leite, que interliga Bom Conselho, Iati, Águas Belas, Venturosa e Pedra em uma rodovia com menos de 60 km de distância, o prefeito Tonho de Lula demonstrou que é possível desenvolver a cadeia de produção e potencializar a economia.
Para que fosse possível o desenvolvimento da cidade de Iati como uma das principais produtoras de leite do agreste, o prefeito Tonho de Lula tomou algumas medidas estratégicas para aumentar a produção e dar melhores condições aos produtores.
Entre elas destacam-se a distribuição de palma e a criação dos torneios leiteiros. A iniciativa acaba ajudando na alimentação dos rebanhos e proporcionando uma importante ajuda para os criadores de gado.
A criação dos torneios leiteiros foi também uma das iniciativas mais importantes por parte do Prefeito Tonho de Lula. Em sua primeira edição, no ano de 2017, a vaca que mais produziu chegou aos 30 kg de leite. No ano de 2024, o torneio leiteiro aconteceu no último dia 28 de dezembro e a vaca que mais produziu chegou aos 82 kg de leite. Os números demonstram a efetividade da realização desses torneios leiteiros, aumentando a produtividade e colocando Iati no ranking das cidades que mais produzem.
O melhoramento genético do rebanho bovino também foi uma das iniciativas realizadas pela gestão do prefeito Tonho de Lula, além da produção de silagem, entre outras ações importantes.
Essas iniciativas apresentam um pouco das bases que tornaram Iati uma das referências quando o assunto é produção leiteira.
Tonho de Lula finalizou seu segundo mandato como um dos melhores prefeitos da história política de Iati, deixando importantes marcas, e o incentivo aos produtores de leite destaca-se como um exemplo a ser seguido em outros municípios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário