![]() |
| (Foto: Matheus Augusto) |
São Bento do Una viveu, na última terça-feira (6), mais um dos momentos mais marcantes do seu calendário religioso com a tradicional Procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos. Considerada a maior procissão de Pernambuco, a celebração reuniu milhares de fiéis que tomaram as ruas da cidade em uma expressiva demonstração de fé, devoção e espiritualidade.
Movidos por sentimentos de esperança, gratidão e renovação da fé, devotos acompanharam a imagem do padroeiro em um percurso marcado pela emoção e pela tradição, que atravessa gerações. Muito além de um ato religioso, a procissão se consolida como um grande encontro de fé, fortalecendo laços comunitários e acolhendo filhos da terra que retornam ao município neste período para reviver suas raízes.
A cada ano, o evento cresce e reafirma sua importância, não apenas para São Bento do Una, mas também para Pernambuco e para o cenário religioso nacional, sendo reconhecido como um dos maiores movimentos católicos do país. Após a caminhada de fé, os fiéis participaram da Santa Missa celebrada na Praça da Matriz, momento de reflexão sobre as bênçãos recebidas e o compromisso com a vivência cristã.
A celebração eucarística foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Aguinaldo Timóteo, e concelebrada pelo bispo de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, com a participação dos párocos locais, Padre Marcelo Protázio Alves e Padre Tony, reforçando a importância e a solenidade do evento religioso.
A procissão contou ainda com a presença de autoridades políticas e lideranças locais, entre elas a ex-prefeita e atual deputada estadual Débora Almeida, o deputado federal e ex-ministro da Educação Mendonça Filho e o empresário e ex-vice-prefeito José de Almeida.
A deputada Débora Almeida destacou a emoção de participar da celebração. “Com o coração cheio de fé e gratidão, participei de mais um ano da Procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, tradição que há 188 anos emociona, fortalece e une o povo de São Bento do Una”, afirmou. “Com quase dois séculos de história, a Procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos segue como um símbolo da fé do povo são-bentense e um dos maiores patrimônios religiosos de Pernambuco. Esse é um momento de agradecer e ter gratidão pelo ano que passou, assim como pedir proteção para o ano que se inicia”, ressaltou a parlamentar.
O deputado federal Mendonça Filho também ressaltou a grandiosidade do momento. “Como é bom começar o ano num ato de fé tão grandioso como a Procissão do Bom Jesus dos Pobres Aflitos, em São Bento do Una. Ao lado de amigos e do nosso povo, agradecemos e pedimos por um ano de muitas bênçãos. Um momento de devoção, encontro e esperança que renova a nossa caminhada”, declarou.

Nenhum comentário:
Postar um comentário