segunda-feira, 10 de maio de 2021

MATADOURO PÚBLICO É FECHADO E VEREADORES DE OPOSIÇÃO APRESENTAM REQUERIMENTO COBRANDO INFORMAÇÕES DO GOVERNO MUNICIPAL

Na última semana uma notícia que chamou muito atenção foi o fato do matadouro público de Venturosa ter sido fechado pelo Ministério Público Federal, causando um grande transtorno e prejudicando de forma direta várias pessoas que trabalham naquele local.

No dia 15 de fevereiro de 2021 os quatro vereadores de oposição, Cido da Carrapateira, Carlão, Iana Quirino e Ricardo de Mano apresentaram na Câmara Municipal, um requerimento bastante importante, solicitando do prefeito Eudes Tenório informações sobre o (TAC), Termo de Ajustamento de Conduta, isso perante o Ministério Público, referente à construção de um novo matadouro público municipal.

Em 02/09/2019, o Prefeito teria assumido esse compromisso de iniciar de imediato a realização de estudos para a construção desse novo matadouro público, obedecendo uma distância mínima de dois quilômetros do perímetro urbano, algo que não foi cumprido pelo gestor.  

O vereador Ricardo de Mano diz que é lamentável essa situação e espera que em breve tudo seja resolvido, pois muitas pessoas dependem do matadouro para trabalhar e que neste momento estão sendo penalizadas, principalmente por falta de uma gestão eficiente.

VEJA UM TRECHO DA JUSTIFICATIVA DO MINISTÉRIO PÚBLICO:

Segundo a notícia o mesmo deveria ter sido entregue até o dia 10 de dezembro passado, a fim de substituir o atual matadouro, cuja interdição foi requisitada judicialmente pela Promotoria de Justiça deste Município.

De acordo com o promotor de Justiça, a localização do matadouro dentro da área urbana, além de diversas outras irregularidades sanitárias motivaram o pedido de fechamento em defesa da saúde pública. Diz ainda a notícia, que a construção do novo matadouro, por sua vez, permitirá que a gestão municipal elimine o risco de contaminação dos moradores de Venturosa.

O Prefeito assumiu a obrigação de apresentar ao MPPE, a cada dois meses a partir de outubro/2019, relatório das atividades da obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário