![]() |
| (Fernando Frazão/Agência Brasil) |
Mais de 2,7 mil municípios brasileiros já
solicitaram adesão ao Programa de Atenção Domiciliar à Pessoa Idosa (Padi
Brasil), lançado pelo Ministério da Saúde para ampliar o atendimento de
idosos com limitações funcionais diretamente em suas residências.
De acordo com a pasta, 2.733 municípios manifestaram interesse em participar da
iniciativa, que representa a primeira estratégia nacional com cofinanciamento
federal voltada exclusivamente ao cuidado domiciliar da população idosa no
âmbito da Atenção Primária à Saúde.
O programa prevê investimento de aproximadamente R$ 500 milhões até 2027. Os
recursos serão destinados à ampliação das Equipes Multiprofissionais (eMulti),
compostas por profissionais de diferentes áreas da saúde, como fisioterapeutas,
nutricionistas, psicólogos, assistentes sociais e terapeutas ocupacionais.
A proposta é garantir um acompanhamento mais próximo dos idosos que enfrentam
dificuldades de locomoção ou dependem de cuidados contínuos, reduzindo a
necessidade de deslocamentos frequentes para unidades de saúde e contribuindo
para a prevenção de internações evitáveis.
Como funcionará o repasse
financeiro para os municípios
Com o incremento financeiro do governo federal, as
administrações municipais podem contratar mais profissionais, incluir médicos
especialistas e aumentar a carga horária do atendimento local.
Os valores dos repasses mensais são distribuídos da seguinte forma:
Incremento mensal: até R$ 10 mil por equipe, a
depender da modalidade (Ampliada, Complementar ou Estratégica);Custeio total: o
valor pode alcançar até R$ 57,5 mil por mês por equipe multiprofissional;
Parcela única: repasse inicial de implantação para a estruturação das ações no município, equivalente ao valor do incremento.

Nenhum comentário:
Postar um comentário