domingo, 9 de outubro de 2016

PROGRAMA "ÁGUA DOCE" SERÁ IMPLANTADO EM CAPOEIRAS AGRESTE DE PERNAMBUCO


Na tarde da última Sexta-feira (07) o município de Capoeiras, no Agreste  de Pernambuco recebeu a visita do técnico da empresa A.S o Engenheiro Agrônomo, Murilo Pontes.

O encontro começou as 14:00 horas e aconteceu na Câmara de vereadores da cidade, que contou com a presença de várias pessoas, entre elas estavam o Secretário de Agricultura do município, Ivanildo Nogueira, o presidente da Câmara de vereadores, Aílton Lino (Piu) o membro do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Nilson Rodrigues, e alguns presidentes de Associações.


Durante toda reunião foi discutido um problema que hoje atinge mais de 80% dos Pernambucanos, a falta de água, o Engenheiro, Murilo Pontes falou do programa "água doce", que é um programa do Ministério Meio Ambiente em parceria com a Secretária de Agricultura do Estado de Pernambuco, onde serão contemplados 50 municípios em todo Estado.  O programa tem como foco principal, instalar dessanilizadores, em poços  de água salgada ou salobra com uma vazão acima de 800 litros e que tenha uma comunidade rural, de no mínimo 15 famílias. 


Murilo pediu ao Secretário de Agricultura de Capoeiras, uma lista completa de todos os poços Artesianos existentes no município, para que seja feito todo o mapeamento do local com várias informações importantes, onde serão medida a vazão de cada poço, análise da água, situação geográfica etc. Os dessanilizadores, poderão ser instalados em propriedades públicas e privadas, desde que o proprietário do bem particular assine um documento se comprometendo em doar a água para a comunidade ao redor de sua propriedade. 

É importante frisar que ao final dessa primeira etapa, será feito um laudo técnico e enviado para Brasilia, onde passará por uma avaliação detalhada com todas as informações.   As pessoas que estiveram na reunião, aproveitaram para tirar várias dúvidas, e mostraram interesse em colaborar com o programa. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário