quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

CAPOEIRAS COMEMORA HOJE 53 ANOS DE SUA EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

O município de Capoeiras está comemorando hoje, uma data bastante especial, pois está completando 53 anos de sua emancipação política. Localizado no Agreste Meridional, com quase 21 Mil habitantes, o município é conhecido por vários aspectos, entre eles podemos destacar a feira do gado que é uma das maiores do Estado de Pernambuco, o rio una onde suas nascentes começam na zona rural, a feira livre, onde movimenta a economia e o monumento de Frei Damião, pois todos os anos atrai milhares de pessoas que vem de vários lugares do Brasil, além das tradicionais festas, como a de São José e a festa do Estudante. 
Monumento de Frei Damião localizado na Serra do Quati 

Feira Parque Manoel Reino
Pra contar um pouco da sua história temos que voltar ao passado, mais precisamente  No ano de 1901, onde a Lei Municipal criou a Vila de Capoeiras, sendo o terceiro Distrito de São Bento do Una. 

Dois anos depois em 21/12/1963, a Lei nº 4998 criou o município de Capoeiras; entretanto sua instalação se deu no dia 08/07/1964, em ato presidido pelo Juiz da Comarca de São Bento do Una, quando foi empossado o prefeito Álvaro Tenório de Almeida, nomeado naquele momento, interinamente. 

Já em 25 de abril de 1965 ocorreu a primeira eleição direta no município, e foi eleito prefeito, o senhor José Soares de Almeida Filho, conhecido popularmente como (Zezinho Borrego) que hoje tem 91 anos de idade.

O nome Capoeiras é de origem indígena relativo a mato fino, várias pessoas de bem ao longo de todos esses anos, ajudaram a construir esse município, que hoje completa 53 anos de muitas conquistas, histórias e lutas, mais acima de tudo de respeito a quem vem de outros lugares e principalmente de quem vive aqui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário