(Foto/Reprodução) |
Existem muitas teorias com relação ao Dia Internacional da Mulher. Uma delas é que o dia Internacional da Mulher surgiu, no final do século XIX, começo do século XX, mais precisamente nos Estados Unidos e Europa. As mulheres reivindicavam melhores condições de trabalho, e principalmente pelo direito de voto. Em 1910 durante uma conferência realizada entre mulheres, em Copenhague na Dinamarca, a Socialista Alemã Clara Zetkin, teve a ideia de criar um tipo de celebração anual para comemorar o direito das mulheres trabalhadoras. Outros estudos relatam que esse dia passou a ser comemorado a partir de 1909 em dias diferentes durante o mês de fevereiro, a depender do país.
Outros afirmam que esse dia passou a ser comemorado em 28 de fevereiro de 1909 nos Estados Unidos, isso seguido de várias manifestações por outros países. Em 1975 foi designado pela ONU como o Ano Internacional da Mulher e o dia 8 de março foi adotado como o Dia Internacional da Mulher pelas Nações Unidas, tendo como objetivo lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres, independente de divisões nacionais, étnicas, linguísticas, culturais, econômicas ou políticas.
Independentemente do dia preciso, desta data, o importante é comemorar e reconhecer às diversas lutas e conquistas por essas guerreiras existentes em todo o mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário