quarta-feira, 14 de junho de 2017

VACINAÇÃO CONTRA HPV É AMPLIADA PARA PÚBLICO MASCULINO


A partir deste mês de junho, meninos entre 11 e 14 anos poderão ser vacinados contra HPV. A determinação é do Ministério da Saúde e já está disponível. Desde a liberação para garotos, 38.069 jovens pernambucanos tomaram a primeira dose e 1.308 a segunda. Com esse acréscimo de faixas etárias, a expectativa é beneficiar cerca de 345 mil rapazes.
   
A vacina protege contra quatro subtipos mais frequentes do vírus HPV (6, 11, 16 e 18). “Além de tomar a primeira dose da vacina, os pais e responsáveis precisam ficar atentos para que seja feita a segunda dose após seis meses. Só assim o esquema ficará completo e os jovens protegidos”, ressalta a coordenadora do Programa Estadual de Imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Ana Catarina de Melo.
  
Além dos meninos, a vacina contra o HPV também é fornecida para as meninas entre os 9 e 13 anos, também em duas doses. No caso desse público, a proteção se dá para os cânceres de colo do útero, vulva, vaginal e anal; lesões pré-cancerosas; verrugas genitais e infecções causadas pelo vírus.
  
Os postos de saúde também vacinarão jovens de 9 a 26 anos vivendo com HIV/Aids. Nesses casos, serão três doses, com intervalo de dois e seis meses após a primeira dose. (Fonte: Blog Igor Maciel)

Nenhum comentário:

Postar um comentário