Uma missa em homenagem a Dom Hélder Câmara será realizada na noite desta quinta-feira (27) na Igreja Catedral Santíssimo Salvador do Mundo, a Sé de Olinda. A celebração marca os 16 anos da morte do religioso, que faleceu em 27 de agosto de 1999 no Recife, de pneumonia.
A cerimônica começa às 19h30 e será comandada pelo Arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido. Já a homilia será de responsabilidade do monsenhor José Albérico de Almeida, vigário episcopal do Vicariato Olinda e pároco da Paróquia São Pedro Mártir de Verona, que estudou a vida de Dom Helder no mestrado em Teologia Pastoral realizado na Universidade Pontifícia de Salamanca, na Espanha.
A Igreja da Sé, localizada na Cidade Alta, foi escolhida para a homenagem porque abriga os restos mortais de Dom Helder. Mas a Arquidiocese de Olinda e Recife explica que as missas que marcam o nascimento do religioso, em 9 de fevereiro, continuarão sendo realizadas na Igreja das Fronteiras, no Recife, onde ele viveu por anos e hoje funciona o Memorial Dom Hélder Camara.
.Dom Hélder Câmara foi arcebispo de Olinda e Recife durante 21 anos, saindo somente em 1975 quando atingiu a idade máxima para o cargo – 75 anos. Ele ficou conhecido em todo o mundo pelas ações voltadas para os mais necessitados e pela defesa da justiça e da paz. O trabalho em direitos humanos ainda lhe rendeu diversos prêmios internacionais. Em maio deste ano, a Arquidiocese de Olinda e Recife deu início ao processo de beatificação e canonização de Dom Hélder.
Nenhum comentário:
Postar um comentário