segunda-feira, 20 de janeiro de 2020

1º CHÁ DE MULHERES É REALIZADO COM SUCESSO EM CAPOEIRAS


A cidade de Capoeiras viveu na tarde do último sábado (18) um dia atípico, com o tema (MULHERES QUE FAZEM A DIFERENÇA, BEM VINDAS A 2020) foi realizado o 1º CHÁ DE MULHERES, no salão de eventos de Lurdes, às margens da PE 193. 

O evento foi realizado e organizado pela ex-primeira-dama Celina, Carla Rodrigues, Juliana Melo, entre outras. Sob o comando da Palestrante Drª Karinny Lima de Oliveira, que possui um currículo bastante amplo e uma grande experiência com relação aos direitos das mulheres, estiveram participando mais de 100 mulheres de diferentes idades, vindo de várias localidades do município.  


A vereadora Carla Rodrigues, iniciou com uma linda mensagem direcionada as mulheres, em seguida, Karinny, iniciou sua fala descrevendo um pouco de sua dura realidade, onde ela foi vítima de violência doméstica e hoje usa sua experiência de vida, para orientar outras companheiras, ela também apresentou dados de violência contra as mulheres, que em pleno século 21 passam pelos mesmos problemas.

Na palestra foram abordados diversos assuntos importantes, como os cinco tipos de violência: física, moral, patrimonial, sexual e psicológica e principalmente sobre o papel das mulheres na sociedade atual, suas lutas, conquistas, evolução no mercado de trabalho, entre outros.
Segundo pesquisa realizada pelo DATAFOLHA, nos últimos 12 meses, 1,6 milhão de mulheres foram espancadas ou sofreram tentativa de estrangulamento no Brasil, enquanto 22 milhões (37,1%) de brasileiras passaram por algum tipo de assédio.

Entre os casos de violência, 42% ocorreram no ambiente doméstico. Após sofrer uma violência, mais da metade das mulheres (52%) não denunciou o agressor ou procurou ajuda. Todas tiveram a oportunidade de interagir, opinando e contando suas próprias histórias, apesar desses números negativos, Karinny, falou sobre o avanço dos direitos femininos através da Lei Maria da Penha. 

Também foi trabalhando uma dinâmica dividida em grupos, onde foram escritas palavras de apoio as mulheres vítimas de algum tipo de violência, algo bastante emocionante. No final, Carla Rodrigues, exibiu alguns slides mostrando vários programas sociais que existiram em Capoeiras de 2009/2012 e que hoje infelizmente não existe mais. 

E fechando com ''chave de ouro" o pré-candidato a prefeito Luiz Claudino de Souza, conhecido como (DUDU), também marcou presença, ao lado dos vereadores e ex-vereadores, fez um discurso bastante emocionante ao lembrar de sua saudosa mãe que junto com seu pai dedicaram-se inteiramente em defesa de sua família. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário