sexta-feira, 21 de dezembro de 2018

CAPOEIRAS COMEMORA 55 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA


Capoeiras está comemorando 55 anos de sua emancipação política, está localizada a 240 quilômetros da capital do estado, Recife, é considerada uma das cidades mais importantes do Agreste Meridional e desfruta de muitas potencialidades, entre essas podemos destacar a feira livre, o comércio de animais no Parque Manoel Reino e a feira do queijo,  o município é formado pelos povoados, Riacho do Mel, Maniçoba e Alegre. 

Segundo o IBGE,  o nome Capoeiras provém do vocábulo indígena Capoeirã que significa (mato frio). Primitivamente as terras pertenciam ao município de São Bento do Una. O distrito foi criado em 24 de Dezembro de 1901. Foi emancipado em 1963 pela lei estadual nº 4998, de 21 de Dezembro de 1963, assinada pelo então governador daquela época, Miguel Arraes de Alencar O seu território abriga quilombolas, no Sítio Imbé.
O seu primeiro prefeito da cidade foi Gabriel Bezerra dos Santos. Ainda de acordo com o (IBGE) Capoeiras tem cerca de 20 mil habitantes, um dos pontos turísticos da cidade é o monumento de Frei Damião, na Serra do Quati, construído pelo ex-prefeito José Soares de Almeida, conhecido como Zezinho Borrego,que está com 94 anos. 
Parabéns para Capoeiras e principalmente para todos cidadãos que vivem nessa terra e amam nossa história. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário