domingo, 1 de abril de 2018

MUNICÍPIO DE JUCATI É CONSIDERADO COMO O MELHOR EM DESEMPENHO NA ALFABETIZAÇÃO

(Foto: Diego Nigro JC Imgem)

Jucati, no Agreste Meridional, a 213 quilômetros do Recife, é a cidade pernambucana que mais se destaca na alfabetização dos estudantes. Chama a atenção o desempenho do município, que tem cerca de 11 mil habitantes, na Avaliação Nacional de Alfabetização (ANA), realizada pelo Ministério da Educação (MEC). 

Nove de cada 10 crianças tiveram aprendizado adequado em leitura e oito em escrita. Bem contrastante com o resultado do Estado, onde sete em cada grupo de 10 alunos ficaram nos níveis insuficientes de leitura e cinco em escrita. A continuidade da gestão é uma das justificativas apontadas pela secretária municipal de Educação, Eliza Lúcio, para a boa performance. Ela comanda a pasta há 17 anos. Assumiu em 2001 e está na sexta gestão. 

“No início, encontramos uma rede não muito articulada. Investimos na formação dos professores, acabamos com as turmas multisseriadas, melhoramos o transporte escolar, antes feito em caminhões e que desde 2011 passou a ser em ônibus”, enumera, ressaltando a importância do trabalho em equipe. Segundo a ANA, aplicada em 2016, 95,18% dos alunos de Jucati estão nos dois melhores níveis de leitura (considerados adequado ou desejável) e 86,3% em escrita. 

No Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), outro indicador de qualidade calculado pelo MEC, o município ficou, em 2015, com média 6 nos anos iniciais do ensino fundamental (a meta era chegar a 4,8 somente em 2021) e 4,9 nas séries finais (a meta para 2021 era 4,5). 

(Fonte: JC Online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário