quinta-feira, 16 de agosto de 2018

CARLOS BATATA PARTICIPA DE REUNIÃO COM LIDERANÇAS EM IATI


O candidato a Deputado Federal, Carlos Batata (DEM), participou na noite desta terça-feira (15) de uma reunião com lideranças de diversos segmentos. O encontro aconteceu em Iati e foi organizado por Alexandre Tenório, ex-prefeito daquele município. Lá, compareceram agricultores, pecuaristas, estudantes, conselheiros tutelares, presidentes de associações rurais e de transportes alternativos, agentes de saúde, comerciantes, vereador e pré-candidatos a vereador, suplentes de vereador, entre outros.  

Durante o encontro Batata conversou sobre vários assuntos importantes para o município e consequentemente para toda região e contextualizou o que defenderá na Câmara Federal em relação à saúde, educação, segurança pública, qualificação profissional, frisando que Iati, que possui um dos piores índices de renda per capta do estado, não é uma ilha e que para melhorar a qualidade de vida de sua população era preciso pensar o município inserindo-o na realidade de todo o agreste meridional.

Iniciou dizendo que o município de Iati precisa voltar a crescer aproveitando as suas potencialidades agrícolas, qualificando e treinando o homem do campo e facilitando as linhas de crédito através do PRONAF. 


Destacou que atualmente o agricultor consegue apenas de 5 a 6 mil reais de empréstimo, sendo que o valor real que pode ser disponibilizado a ele ultrapassa os 200 mil por pessoa. Batata deu ênfase ao que ele define como seu “principal dever de casa: a disponibilização de recursos para a duplicação da BR 423 (que liga Garanhuns a São Caetano) e para tirar do papel o projeto da Universidade Federal do Agreste para efetivamente implantá-la. Isso promoverá oportunidades de emprego e geração de renda com a fixação de indústrias e fábricas no agreste meridional, além de, no caso na universidade, dar oportunidade às pessoas de estudarem um curso superior sem precisar se ausentar de localidade em que vivem. Porém, a concretização dessas ações só será possível se houver deputados da região que lutem por esses projetos lá em Brasília”.

Mais adiante o candidato abordou a necessidade da melhora da qualidade da merenda escolar com maiores investimentos nas séries iniciais, pois o governo federal tem um gasto anual de 20 mil para manutenção de um presidiário ao passo que o investimento para manter uma criança na escola é de apenas 67 reais por ano.  

Carlos Batata defendeu também a criação de uma lei que além de regulamentar as regras de remuneração dos conselheiros tutelares com base na dimensão do município, garanta à categoria boas condições de trabalho e a autonomia devida, livrando-os de qualquer interferência ou perseguição política por parte do governo municipal. Em relação aos agentes de saúde, reconheceu a importância da categoria na prevenção de doenças e que por isso precisam ter uma carreira estruturada com melhores salários, equipamentos adequados etc.

Outro assunto em pauta foram as motos, meio de transporte tão comum não só no agreste mas em todo o estado. O governo estadual cobra um imposto abusivo o qual, segundo Batata, deveria ser de apenas 2% do valor do veículo. Dessa forma, todos teriam mais facilidade de pagar o tributo, gerando receita para o estado, pois é um meio de transporte muito usado na região o que colaboraria para movimentar a economia de cada município. 

Sobre a segurança, Batata defendeu o fechamento das fronteiras, dificultando a entrada de armas e drogas, assim como a criação de uma guarda municipal armada, melhores salários para as forças de segurança, equipamentos adequados e uma verba destinada exclusivamente a essa área, a exemplo do FUNDEB que é destinado a educação. 

Com relação às associações rurais, lembrou que quando foi deputado federal ajudou mais de 200 instituições e defendeu que os recursos vindos do Banco Mundial sejam destinados em 100% à própria entidade para que os associados invistam em suas propriedades. Ao final, Batata ouviu todos, respondeu às perguntas e tirou dúvidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário