segunda-feira, 16 de novembro de 2015

COMUNIDADE DO SÍTIO IMBÉ VAI COMEMORAR NA PRÓXIMA QUINTA DIA 19 O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Na próxima quinta feira dia 19/11/2015 a escola Joaquim de Carvalho Cavalcante que fica localizada no sítio imbé município de Capoeiras no agreste de pernambuco, convida a comunidade e todas as pessoas em geral para comemorar o dia nacional da consciência negra. As comemorações estão prevista para começar a partir das 14 horas e tem a seguinte programação: Abertura Hino Nacional- Mistica pai quilombo- desfile de cabelos Afro. Apresentações: Atividades trabalhadas em sala de aula- Alunos do mais educação dança ciranda-Samba de coco (salobro)-Turma do Eja médio campo-Grupo de capoeira (salobro)- Dança pro jovem da comunidade do imbé-Grupo assistente social do Cras Leitura de cordel. 


A comunidade do sítio imbé é formado por mais de 80% de pessoas negras e tem uma história muito rica culturalmente, onde seu povo se orgulha de sua raça e de sua cor e todos os anos se comemora esse dia tão importante naquela comunidade. 

Vai ter também uma palestra sobre o recadastramento do Nis para as pessoas da comunidade. O dia  nacional da consciência negra foi criado no Brasil em 2003 e é comemorado sempre no dia 20 de novembro, mais por conta da feira de capoeiras que acontece na sexta, vai ser comemorado na quinta dia 19.

 A data foi escolhida por coincidir com o dia da morte de "Zumbi dos Palmares", em 1695. Sendo assim, o Dia da Consciência Negra procura remeter à resistência do negro contra a escravidão de forma geral, desde o primeiro transporte de africanos para o solo brasileiro (1549). O evento tem o apoio da prefeitura municipal de capoeiras e da secretaria de cultura. 

Mais as festividades não param e no sábado dia 21 a partir das 19 horas continua com a seguinte programação:  cordel com (Valdemar)- apresentação do grupo serviço de convivência projovem- e fechando  a noite os shows de Marcos dos teclados e Dial Alves voz e violão.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário