sábado, 18 de junho de 2016

CANADÁ APROVA LEI DE SUICÍDIO ASSISTIDO


O Senado canadense aprovou ontem sexta-feira (17) uma lei que autoriza os médicos a prestarem assistência para o suicídio de doentes terminais, a qual tinha sido anteriormente aprovada pela Câmara de Representantes.
O texto foi aprovado com 44 votos a favor e 28 contra, dando uma vitória significativa ao governo do primeiro-ministro liberal, Justin Trudeau.
O governo pediu que a aplicação da lei possa ser solicitada apenas por adultos, cuja morte fosse “razoavelmente previsível”.
Já o Senado aspirava a que fosse permitido aplicá-la a qualquer paciente com sofrimentos intoleráveis, mesmo que sua vida não corresse perigo.
O texto final não contemplou as recomendações de um comitê parlamentário especial que tinha proposto ampliar a aplicação da lei a menores de idade, ou a pessoas com problemas psicológicos.
“A lei estabelece o equilíbrio certo entre a autonomia pessoal para os que procuram acesso à assistência médica para morrer e a proteção das pessoas vulneráveis”, afirmaram as ministras da Justiça, Jody Wilson-Raybould, e da Saúde, Jane Philpott.

Nenhum comentário:

Postar um comentário