sexta-feira, 25 de setembro de 2020

DEPUTADO FEDERAL GONZAGA PATRIOTA APRESENTA PROJETO DE LEI QUE PREVER HOMICÍDIO DOLOSO PRATICADO POR MOTORISTAS NO TRÂNSITO

 

Visando diminuir os números de vítimas de acidentes de trânsito e a impunidade, o deputado federal Gonzaga Patriota (PSB),  apresentou, nesta quarta-feira (23), o Projeto de Lei (PL) 4696/20, que altera a Lei 9.503/97, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para prever a modalidade dolosa para homicídio praticado na direção de veículo automotor.

Na justificativa do PL, o parlamentar argumenta que, como o homicídio de trânsito é culposo, o Código Penal pode ser interpretado favoravelmente ao motorista porque permite a conversão da pena de qualquer tamanho no caso de crime culposo. O Código Penal impõe pena de reclusão de 5 a 8 anos para o homicídio culposo ao volante praticado por motorista embriagado ou sob efeito de drogas e pena de reclusão de 2 a 5 anos no caso de lesão corporal grave ou gravíssima. As penas alternativas podem envolver, por exemplo, o cumprimento de serviços comunitários.

De acordo com o socialista, são cerca de 40 mil mortes por ano, em média. Conforme dados do DATASUS, mais de 200 mil pessoas guardam algum tipo de sequela após acidentes com automóveis. “Nenhum país sofre igual. Isso custa caro, mais de R$ 50 bilhões a cada ano. E as vidas perdidas não têm preço”, disse.

(Por Patriota Jr)

Nenhum comentário:

Postar um comentário