sexta-feira, 4 de setembro de 2020

PROFESSOR TÉRCIO HOMENAGEIA TODOS OS BIÓLOGOS



03 DE SETEMBRO DIA NACIONAL DO BIÓLOGO
Neste dia 03 de setembro são comemorados no Brasil à data da regulamentação da profissão do Biólogo e do Biomédico no Brasil, através do decreto de lei nº 6.684, de 3 de setembro de 1979. Mais afinal de contas o que vem a ser um Biólogo? O que um Biólogo faz? Talvez estas perguntas sejam apenas a porta de entrada no universo de tantas outras na vida de um Biólogo.
Para inicio de conversa o Biólogo é por natureza um AMANTE DA BIOLOGIA, claro que ele tem por obrigação a formação superior na área desta Ciência que nos leva a interação racional, aos questionamentos, aos porquês, mais isto não impede que uma pessoa leiga que por diversos motivos não puderam ou não tiveram estudos não se sintam Biólogos, amantes da natureza, da vida como um todo, apenas não poderão exercer a profissão, mais poderão sim ensinar conceitos sábios a atual e futuras gerações.
Como estudante da vida, das características ou manifestações vitais dos seres vivos nos mínimos detalhes que os diferenciam da matéria bruta, o Biólogo tem um campo vasto para agir como exemplo podemos citar:

  •     Educação: Infantil, Fundamental, Médio e Superior em Ciências e Biologia Geral;
  •        Meio Ambiente e Biodiversidade: Bioética, Biomonitoramento, Biorremediação, Controle de vetores de pragas e insetos, Ecoturismo, Gestão Ambiental, Microbiologia Ambiental, Mudanças Climáticas, paisagismo, responsabilidade socioambiental, Restauração/Recuperação de áreas degradadas e contaminadas, Saneamento Ambiental, Treinamento e Ensino na área de meio Ambiente e Biodiversidade.
    ·       Saúde: Análises Citopatológicas, Bioética, Controle de vetores e pragas, Gestão Qualidade ambiental, Saneamento.
    · Biotecnologia e Produção: Biodegradação, Bioética, Biologia Molecular, Biossegurança, Engenharia, Genética/Bioengenharia, Gestão de Qualidade, melhoramento Genético, Treinamento e Ensino em Biotecnologia e Produção.
Como podemos ver neste breve resumo o Biólogo pode e deve atuar em diversas áreas mais sempre obedecendo ao princípio da vida e sua importância em todas as suas formas, “Valorizando a grandeza das pequenas coisas e os mínimos detalhes das grandes”.
Assim, sempre que possível conheça o trabalho de um Biólogo, converse, procure satisfazer suas curiosidades acerca da vida, do meio ambiente e da biodiversidade.

Autor: PROFESSOR/BIÓLOGO TÉRCIO VIANA DE SOUZA CRBio 05 RG. 114.615/05

Nenhum comentário:

Postar um comentário