sábado, 4 de julho de 2015

Decretado Estado de Alerta no Recife por conta da chuva neste sábado

Somente nas últimas 24 horas, a Prefeitura registrou volume de chuva de 118 mm

04/07/2015 10:13 - Millena Araújo, da Folha de Pernambuco
    TwitterFacebook
 Atualizada às 11h34
Sábado de chuva, alagamento e risco. É o que garante a Agência Pernambucana de Águas e Clima (Apac). Atendendo a uma solicitação da Secretaria-Executiva de Defesa Civil (Sedec), o prefeito do Recife Geraldo Julio assinou, na manhã deste sábado (04), o Decreto de Estado de Alerta no Recife.Pelo menos uma casa desabou no Alto Santa Terezinha, na Zona Norte, e um deslizamento de terra terminou com duas mortes em São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana. A Prefeitura do Recife (PCR) aconselhou aos moradores de áreas de risco que entrem em contato com a Defesa Civil para avaliar a periculosidade.
O decreto foi provocado pelo grande acumulado de chuvas nos últimos 10 dias, que já ultrapassa a marca de 681,4 mm. Somente nas últimas 24 horas, a Sedec registrou um volume de chuva de 118 mm. Esse acumulado é contabilizado apenas quatro dias após a maior chuva dos últimos 29 anos, na última segunda (29), quando - de acordo com a Prefeitura - em apenas 24 horas choveu 228 mm, o equivalente a 16 dias do mês de junho.
Segundo a Prefeitura do Recife, foram registrado 30 chamados na Central de Atendimento da Defesa Civil - os pedidos são referentes a solicitações de lonas plásticas e vistorias. Ainda de acordo com a PCR, nos últimos 10 dias foram contabilizadas 984 ocorrências. A orientação da secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos do Recife, Ana Rita Suassuna, é de que o ideal é ligar para a Defesa Civil, que vai avaliar a área – se houver risco, a orientação é que os moradores se dirijam para casas de parentes; caso não seja possível, a Defesa Civil indicará um abrigo na Travessa do Gusmão, no bairro de São José. Equipes da Secretaria Executiva de Defesa Civil do Recife podem ser acionadas no telefone 0800.081.3400. O serviço funciona 24h e a ligação é gratuita. FONTE : Folha PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário